FAZENDA TERRAMILIA – VILA DA CAPELA
Localizada na subida da Serra Catarinense, na área rural de Rancho Queimado, a 60 km de Florianópolis, projetada para ser a fazenda de uma família, com haras, vinhedo, vinícola, oliveiras e produção de azeite. O traçado urbanístico foi desenhado originalmente pelo arquiteto Nelson Teixeira Netto, com projeto da casa principal de autoria do arquiteto uruguaio Ricardo Monti e contribuições do arquiteto André Schmitt, o local serviu como refúgio nos últimos 25 anos.
Com o intuito de transformar em um empreendimento imobiliário de serra, a Fiori Empreendimentos, empresa da mesma família, convidou alguns dos principais escritórios de Santa Catarina e do Brasil e iniciaram os trabalhos em meio a pandemia de COVID-19, no início de 2020. A Methafora Urbanismo foi a responsável pelo desenvolvimento do Masterplan, interferindo e revisando os traçados viários, áreas de implantação das vilas, áreas comuns de lazer, escolhas de pavimentos e infraestrutura de uma forma geral. Coordenou o grupo de escritórios formados por: Marchetti & Bonetti, JA8 Arquitetura Viva, MOS Arquitetura, Triptyque Arquitetura e Blasi Bahia, que desenvolveram os projetos das vilas a partir do Masterplan, paisagismo e interiores de áreas comuns.
A Vila da Capela foi o conjunto de residências desenvolvido pela Methafora Arquitetura, junto ao lago central na entrada do empreendimento. Projetada para receber 12 residências de 03 a 05 suítes, foram construídas neste momento as primeiras 06 casas, com lotes aproximados de 3.000 m2 e concluídas neste primeiro semestre de 2024.
O conjunto foi estrategicamente posicionado para gerar privacidade e territorialidade independente entre elas, além de explorar e proteger o visual da paisagem do lago para as áreas comuns e íntimas. Cada residência tem um projeto único e original que se adapta à topografia em declive.
A materialidade foi definida a partir do uso da pedra que constitui a Capela, local de alto significado simbólico que evoca a “espiritualidade” presente no espaço . Somadas a pedra ferro de forma bruta, executada artesanalmente, pedra a pedra, na mesma proporção da capela, o concreto aparente regulado com tratamento especial da textura em linhas horizontais aparece como protagonista também. As estruturas em aço preto destacando a área central da casa e conjuntamente com esquadrias, também pretas, emolduram as aberturas. A telha “kingspan” em cinza, reveste coberturas e paredes, trazendo a contemporaneidade ao conjunto das materialidades. O forro de madeira traz “calor” e conforto ao pé-direito duplo. Em contraponto, a estrutura das garagens foi projetada e construída em tronco de eucalipto tratado com cobertura de policarbonato.
@grupomethafora
@methafora.urbanismo
@methafora.arquitetura
@methafora.interiores
@fioriempreendimentos
@fazendaterramilia
@diagramarchfilm
#methafora.arquitetura
#arquiteturabrasileira
#arquiteturamodenista
#arquitetura
#urbanismo
#fazendaterramilia
#diagramarchfilm
©fotografia e filme
NOME DO PROJETO: TERRAMILIA – VILA DA CAPELAANO DO PROJETO / OBRA: 2020 / 2024
CLIENTE: Fiori Empreendimentos
COORDENAÇÃO DO PROJETO: Methafora Arquitetura
URBANISMO: Methafora Urbanismo
ARQUITETURA: Methafora Arquitetura
INTERIORES: Methafora Interiores
PAISAGISMO: JA8 Arquitetura Viva
COLABORADORES: Equipe MethaforaÁREA CONSTRUÍDA: 20.000 m2
LOCALIZAÇÃO: Rancho Queimado/SC
FOTOGRAFIAS e FILMES: Diagramarch